Filtro Separador
O óleo do compressor é usado para refrigeração, lubrificação, vedação e proteção contra corrosão do elemento compressor.
Um volume de óleo na saída do compressor resulta em:
- Ar comprimido de baixa qualidade (Comparado aos níveis mínimos exigidos)
- Maior frequência de trocas de filtros e aumento de intervenções
- Aumento da contaminação, causando maior intervenção de serviços na linha de ar comprimido, além do aumento dos condensados, podendo entupir os drenos dos separadores.
Aspectos de Qualidade
- Residual de óleo entre 1 e 3 ppm para uma pressão diferencial de 0.2 bar
- Filtro projetado para diminuir a descarga estática no óleo
- Filtro resistente a altas pressões diferenciais em relação ao pirata, podendo chegar até 5 bar, garantido assim maior vida útil em casos de paradas bruscas por queda de energia ou parada de emergência
- Materiais e projeto voltados a alta resistência de corrosão
Vantagens
- Alta confiabilidade
- Menor consumo de energia e baixo arraste de óleo
- Maior vida útil
- Melhor custo x benefício
Riscos do uso de separadores não originais (Piratas)
- Alto residual de óleo na linha, aumento do consumo de óleo e maior custo operacional
- Baixa qualidade do ar comprimido
- Maior número de intervenções
- Maior contaminação das linhas de ar comprimido com aumento de condensados pesados
- Maior pressão diferencial, aumentando o consumo de energia
- Maior custo operacional
- Maior risco de fogo por aumento da descarga eletrostática no óleo
- Risco de parada → Contaminação das linhas e acessórios
- Corrosão resulta em oxidação do compressor → reduz o ponto de fulgor → Aumenta o risco para fogo